quarta-feira, 14 de abril de 2010

Pierrot, Colombina e Arlequim...





Olá a todos que por ventura por aqui passarem! Sejam muito bem vindos a meu novo recanto de compartilhamento de pensamentos, sonhos, ideais, e por que não desabafos...xD
É tão bom dar asas a imaginação, deixar a mente viajar e tudo enfim da mente liberar! Os sentimentos do coração reavivar atraves de viagens (senti)mentais.
Viagens estas que muitas vezes são registradas pela arte mais sincera e de forma mais pura, e muitas vezes também complexa de se entender, a Literatura.
Sentimentos de solidão, amor incompreendido, ou diperdiçado...Enfim diversos sentimentos de várias vertentes através da escrita são relatados e transmitem inumeras formas de como as pessoas atravessam determinados momentos de formas diferentes parcialmente/integralmente, ou semelhante parcialmente/integralmente.













Uma forma bem clara disso, é uma das histórias das quais eu particularmente mais aprecio: Pierrot, Arlequim e Colombina. Um triangulo amoroso, onde um pobre rapaz se apaixona por uma linda mulher que se deixa levar pela ostentação de um outro.






Em geral, Colombina aparece como uma serva ou empregada de alguma dama e é caracterizada como uma moça linda e inteligente, de humor rápido e irônico, sempre envolvida em intrigas e fofocas, apaixonada por Arlequim, amada em segredo pelo romântico Pierrot.
















Dizem que os palhaços são herdeiros de Pierrô, cuja máscara era apenas seu rosto pintado de branco. É normalmente representado a usar roupas largas e brancas, por vezes metade pretas que eram herdadas de seus irmãos mais velhos, dormia na palha junto com os animais, era a vítima favorita das brincadeiras dos outros, mas nunca perdia uma certa dignidade silenciosa que vai marcar sua vida de “personagem” e torná-lo famoso, cara branca e uma lágrima desenhada abaixo dos olhos. A característica principal do seu comportamento é a sua ingenuidade, e é visto como um bobo, sendo sempre o alvo de partidas, mas mesmo assim continua a confiar nas pessoas. Pierrot também é representado como sendo lunático, distante e inconsciente da realidade. Apaixonado por Colombina, ele vai viver seu amor impossível e envolvê-la em sonhos que ele canta nas noites de luar, porém triste, apaixonado pela Colombina, que inevitavelmente lhe parte o coração e o deixa pelo Arlequim.


















Arlequim é o mais famoso e talvez o mais antigo dos personagens. Sua roupa é feita de losangos coloridos que o identificam como um servo. Também ele é apaixonado por Colombina, mas nem sempre é fiel e o romance dos dois é cheio de idas e vindas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário